terça-feira, 29 de julho de 2008

Férias Forçadas

Não...Não estive de Férias,na verdadeira acepção da palavra; estive de férias forçadas sim, mas foi de não tocar no computador, não ir à Net, não escrever no Blog, não receber nem enviar Mails, enfim... uma privação total e dolorosa, pois o Disco Rígido "morreu", e não houve "Expert" que o trouxesse de volta.

Ouvi imensas vezes dizerem-me a propósito de tudo e de nada,
'mexe mas não estragues'.
Pois mesmo com tantos avisos, agora mexi demais e pelos vistos não devia, e...estraguei.(Resultado desastroso.)
Perdi todo o material que tinha para o Blog, e algum, nunca mais o vou conseguir recuperar..
Foram mais de (2) dois mil Mails, e quase (5) cinco mil fotografias que se foram.
Resta-me o consolo do fugaz tempo em que apreciei tudo, ao manipular para guardar, todo aquele espólio.
Vai ficar mais pobre este meu cantinho, mas parar, não está nos meus horizontes.
Voltarei em breve, pois preciso imenso, deste
Contacto Virtual.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Stress vai-te embora

video Tecnica....Arte....ou HUMOR???

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Fusão de Vidro




Alguns trabalhos em Vidro, de uma experiência que fiz e que resultou bem.



Uns anos atrás, começou a “coqueluche” de Fusão de vidro, da qual saíam trabalhos muito interessantes.
Fui logo pesquisar o que consegui, até descobrir que era possível fazer umas coisas também, embora não tivesse nem moldes, nem a Mufla necessária para trabalhar o vidro.
Enquanto pensava na solução para a Mufla, fui fazendo moldes em Grés depois de descobrir como isola-los, para que o vidro não aderisse aos mesmos.
Cheguei à conclusão, que se corresse um risco “calculado”, poderia fazer algo…..
Corri esse risco…,e consegui. Não era nada de deslumbrante, mas eram peças únicas e feitas com a minha teimosia e vontade de descobrir.
Foram os trabalhos que mais orgulho me dera, pois foram feitos sem meios; um trabalho de
puro auto didacta; artesanato puro.
Eram principalmente anéis, cinzeiros, pratos decorativos e placas ornamentais.
Tenho pena de não ter documentação de tudo, mas uma Mostra próxima na Ericeira, levou a uma exposição rápida e o sucesso não deu tempo para colher imagens.
Como é gratificante o sucesso. Como foi importante para mim, pois fervilharam ideias sobre o Grés (que eu já fazia), e criei um estilo a que chamarei de “simplista”, mas que ninguém fizera e me deu mais tarde outro sucesso. E é isto que leva a ter dificuldade em parar, pois ideias…, sucesso…, ideias…, é uma autentica cadeia.
Desculpem a retórica, mas vou já parar, pois não quero que este Blog fique por aqui, mas me
ocupe mais uns tempos, pois ainda faltam vídeos, música, etc., etc., etc., e para isso conto com
o prof. Carlos….é evidente. Até……..

terça-feira, 15 de julho de 2008

Exp. Costa do Estoril












----
Já não sei há quanto tempo,mas passei
dois anos pela Feira das Regiões, no Parque de Exposições da Costa do Estoril;- eis algumas imagens do "stand"e respectivas
peças, de que tenho imagens.
Para mais imagens clicar AQUI

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Lazer.....com prazer





Foi um dia de lazer, com prazer o dia 12, pois a colega Lena Carronda, proporcionou um encantador convívio a vários colegas da AUTITV,abrindo as portas da sua quinta, para que nos reencontrasse-mos em férias, enquanto não chega o próximo ano lectivo, e degustasse-mos uma sardinhada e um "TÓ" no espeto
Foi na realidade um dia
memorável, que a nossa juventude irá certamente recordar por muitos anos,pois eu pelo menos não tenho B. I., embora haja quem liga muito a isso...
Deu para recordar ao atacar os vários petiscos,que não mencionei nos meus conhecimentos artísticos, da "Arte da Culinária "que adoro e da qual irei falar um destes dias ,pois será certamente um lembrar de receitas simples, como convém, mas só para Idosos, não para Velhos
Aqui estão os principais intervenientes da festa:- O Mestre das Brasas...., a Anfitriã e o "sacrificado TÓ no espeto.










Toma lá, que tenho
o dedo partido

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Stand em ELVAS




































Consegui entrar na Mostra de Artesanato de Elvas, quatro anos seguidos,tendo recusado voltar,por motivos que me eram convenientes...?
Por lá ficou muita da minha arte (cidade com muita História), bem como na vizinha Espanha, de onde vinham muitos devotos das Festas do Sr. Santo Cristo, que coincidiam com as Mostras de Artesanato.

sábado, 5 de julho de 2008

Noticias referentes às Mostras



Nesta roda, estão alguns locais que acolheram as minhas exposições. Nunca pensei que viria a ter um Blog, pelo que não guardei todo o material que seria interessante agora mostrar. Mas.....dou o que tenho. Irei dispor tanto quanto possível por antiguidade as obras de que tenho registo, nos espaços por mim ocupados. Foi como já disse o azulejo mais clássico (mas pouco Séc. XVII)mas introduzindo a cor e como dizia a critica de uma revista, "saindo do convencional," e criando uma nova maneira de pintar azulejo, o que era normal,visto que sendo autodidacta não tinha conhecimentos das técnicas do azulejo.(Ver nota alusiva)

sexta-feira, 4 de julho de 2008

......a partir daqui





Quase em simultâneo (talvez um ano depois) comecei a vidrar peças em barro vermelho, que serviram de teste, para mais tarde desenhar as minhas peças,que eram feitas sob minha orientação num Mestre Oleiro da Achada.

Tive tanto de sucesso como de desilusão porque vi as minhas peças serem copiadas por uma grande firma profissional, o que me levou mais tarde a mudar de Oleiro e depois desistir completamente e começar a aventura de criar as minhas peças em Grés, sempre polémicas ,como tinha sido o vidrado das peças em Barro. Mas disso, talvez venha a falar mais à frente.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Ex-Libris


Este foi o primeiro trabalho importante, depois da minha pré-reforma bancária.
Ainda hoje não compreendo como me subjuguei trinta anos como tesoureiro.
Uma vida inteira, a mexer na “gaita”dos outros.

Quem Sou ??!!



Ah.. sim…;sou um individuo que foi dotado por Deus com umas mãos geniais, que mexem com sucesso, em tudo o que requeira a sua intervenção.
É claro que elas são comandadas, o que não leva a concluir, que tenha uma mente “super”, mas que é “aberta”,….. isso é.
Um bocadinho de bom gosto existe, mas com um defeito muito grande…;
A pressa com tudo é feito: - parece que tenho medo de não ter tempo de acabar e daí resulta por vezes, uma imperfeição no acabamento da arte que faço. (fica bem eu dizer isto antes que alguém o refira.)
Para desculpar essas imperfeições, eu digo que sou um “artista artesão”
É….. é o nome correcto para os trabalhos que faço, seja em Azulejo, Barro, Grés, Gesso, Madeira, Estanho, Vidro, Telas, etc.., etc…,
Comecei praticamente aos 60 anos (estou quase a dizer a idade), com azulejo, e orgulho-me de saber que tenho trabalhos meus, em França e Itália, tendo em conta que, o máximo de exposições ano, foram três , ficando-me no resto, por uma ou duas.
É claro que fui ajudado pela comunicação social , que levava a que tivesse sempre exposições concorridas.
Mas todo o (vamos dizer artista), gosta de mostrar a sua arte, e como a crise toca a todos , resolvi agora mostrar os meus trabalhos a través da NET, abrindo um BLOG.
Ora aqui as mãos já não funcionam tão bem, mas como estou vivo, os neurónios que trabalhem mais, e assim, dou algum descanso às mãos.
Vou tentar, da melhor maneira, mostrar o que faço: - mais difícil vai ser mostrar o que fiz……., mas talvez consiga mostrar qualquer coisa.
E agora vou para a aula do amigo Carlos, se não isto não passa do papel.