terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Escultura em Barro - 1º.



Esta foi praticamente a única arte, que me levou a frequentar um curso.


É que o meu geito para esculpir não era grande coisa pelo que os moldes feitos,circunscreveram-se só aos do Curso.

Mas mesmo assim, cheguei à conclusão que vale a pena 'criar', pois tive um sucesso enorme com o meu presépio, por ser único e não propriamente uma beleza. Sempre senti que a criatividade era reconhecida em qualquer actividade desenvolvida.

Aqui,a escultura era feita em Barro (fácil de trabalhar).

Quando seca, era coberta com silicone, doseado com um secante, camada após camada, até ter a espessura desejada e solidificada.

Depois faz-se uma caixa, onde se vai cobrir o silicone com gesso diluído, para dar consistência, ao desenformar do barro, o molde acabado de fazer.

Com a caixa feita e o molde em silicone lá dentro, inverte-se tudo e enche-se de um pó de pedra especial, conhecido por "Marfinite" e desenforma-se a fim de
dar um dos vários acabamentos possíveis.

A única vantagem é, além do prazer que dá ao executar, poder produzir as peças que se queira o que aconteceu com este Presépio, ao fazer mais de uma dúzia de cópias, que apresentei em várias exposições (com sucesso), e que em qualquer altura posso voltar a fazer.

A seguir publicarei fotos dos moldes do presépio e depois algumas peças feitas com molde directamente no gesso e depois, algum produto final.

1 comentário:

  1. Obrigado pela sua visita.
    Dou-me mais à escrita e não tenho jeito nenhum para as artes. Por isso admiro muito quem o tem. Caso do meu amigo, que eu já conhecia através de outros blogues.
    Bela criatividade!

    Abraço
    JMD

    ResponderEliminar