sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Painel Azulejos





Dentro de pequenos períodos, irei 'postar'trabalhos de Azulejo,Barro, Grés Etc...


até ter novos trabalhos, que assinalarei.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Estúdio de Mafra





Foi neste estúdio que tive uma maior expansão, e elaborei trabalhos que me levariam a tomar a sério esta ocupação de tempo livre.



Depois começaria o Grés e novamente o azulejo.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Vidrados em Peças de Barro - Originais









Alguns Dos Trabalhos Efectuados Numa Altura
Em Que Descobria Novas Técnicas.

sábado, 24 de janeiro de 2009

RECOMEÇAR



Resolvi voltar a 'bulir' com o grés e os azulejos.

Creio que menos comparência na NET só me irá facilitar esta minha vontade de regressar à arte e abrandar um pouco as loucuras e desilusões da NET.
Mesmo que não seja para trocar por Euros, tenho necessidade de pôr fora da minha cabeça, estas ideias que por cá estão acampadas.
Pena.....,não voltar a ter o meu estúdio de Mafra......Ali sim, até dava vontade de dormir lá, como quase aconteceu muitas vezes.
Até haver produto feito, irei mostrando peças que fiz, tanto em barro, grés, azulejo, vidro ou mesmo telas, além de um ou outro Post marginais.
Começarei pelas peças ainda existentes, as quais estou já fotografando. Mas até lá, estou a recuperar fotos desse meu estúdio em Mafra, que dentro de dias estarão prontas.
Até breve.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Moldes - Produto Final - 4º.







Estas são algumas
das peças feitas
através do
sistema
"Moldes em Silicone"

Moldes em Gesso - 3º.


Com estes moldes, utiliza-se o método de Prenssagem.

Feita a placa de Gesso, desenha-se e trabalha-se o gesso, de modo a transmitir de forma invertida, como que o negativo da peça que se quer fazer.

Esta é a forma, em que, o que é trabalhoso e requer muita atenção, é a gravação da peça a executar;-logo tudo é simples com mais ou menos trabalho.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Escultura - 2º.-- Moldes em Silicone




















Àesquerda estão os moldes prontos a receber a
Marfinite e à direita estão prontos desenformar.
Podem ver-se também, as respectivas caixas em gesso , que servem de suporte ao molde maleável de silicone.

Escultura em Barro - 1º.



Esta foi praticamente a única arte, que me levou a frequentar um curso.


É que o meu geito para esculpir não era grande coisa pelo que os moldes feitos,circunscreveram-se só aos do Curso.

Mas mesmo assim, cheguei à conclusão que vale a pena 'criar', pois tive um sucesso enorme com o meu presépio, por ser único e não propriamente uma beleza. Sempre senti que a criatividade era reconhecida em qualquer actividade desenvolvida.

Aqui,a escultura era feita em Barro (fácil de trabalhar).

Quando seca, era coberta com silicone, doseado com um secante, camada após camada, até ter a espessura desejada e solidificada.

Depois faz-se uma caixa, onde se vai cobrir o silicone com gesso diluído, para dar consistência, ao desenformar do barro, o molde acabado de fazer.

Com a caixa feita e o molde em silicone lá dentro, inverte-se tudo e enche-se de um pó de pedra especial, conhecido por "Marfinite" e desenforma-se a fim de
dar um dos vários acabamentos possíveis.

A única vantagem é, além do prazer que dá ao executar, poder produzir as peças que se queira o que aconteceu com este Presépio, ao fazer mais de uma dúzia de cópias, que apresentei em várias exposições (com sucesso), e que em qualquer altura posso voltar a fazer.

A seguir publicarei fotos dos moldes do presépio e depois algumas peças feitas com molde directamente no gesso e depois, algum produto final.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Nomeação para Prémio DARDOS


É exagerado mas conforta.Não posso deixar de publicar mais este comentário no meu Blog, do Novo Amigo Italiano , -Domenico Condito do qual deixo o endereço abaixo, para consultarem. Vale a pena, pois é muito bem elaborado.

Domenico Condito deixou um novo comentário na sua mensagem "Presépios Alenquer" :Prezado amigo e mestre Jose Andrade, aprecio muito a tua inspirada arte, de inquestionável valor. Tua obra é reconhecida através de exposições e de participações em expressivos salões de arte; mas aprecio também, e com imenso respeito, tua incondicional dedicação à arte, em tempo integral, fazendo dela a tua prioridade de vida nesses "longos dias de reforma". Por isso mereceste o prêmio e fico feliz por teres aceitado "a nomeação". Agradeço-te também a amizade que muito me honra. Adoro Portugal e estou cheio de vontade de lá voltar. Espero encontrar-te em Torres Vedras na próxima primavera. Um forte
abraço,Domenico

http://utopiecalabresi.blogspot.com/2008/12/riapre-il-museu-de-so-roque-di-lisbona.html

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Presépios Alenquer



Exposição de 500 Presépios na Biblioteca de Alenquer.

Despertou-me a curiosidade, tanto Presépio junto numa exposição e previ um dia bem passado, admirando tanta arte artesanal!!!!.
Afinal,.......Desilusão!!....
Em vez de exposição, fui dar com um amontoado (qual armazém), em que os escaparates em escada, chegavam a ter de altura dois metros e meio, o que
quer dizer, na maioria não se conseguia ver mais que a parte de cima das figuras; além do mais, estavam desgarradas quero dizer, os autores não estavam agrupados e assim era difícil procurar os estilos de cada um naquela confusão.
Uma pena, não se ter aproveitado a ocasião para fazer uma grande mostra de arte, num salão com capacidades.
Se naquele espaço fossem expostos 100 Presépios, conseguia-se qualquer coisa mas 500 ?????!!!!!.
Bem fizeram os contactos que tentei aliciar para irem comigo e me obrigaram a fazer a viagem sozinho.
Noutra altura será melhor.

sábado, 3 de janeiro de 2009

Tabuleiros em Azulejo











Retomando a apresentação de trabalhos à medida que os vou recuperando, hoje apresento alguns tabuleiros em azulejo.

Aqui a criação engloba várias áreas, desde a execução do azulejo até à montagem em tabuleiro, também feita por mim.

Sempre encontrei serrações totalmente abertas à execução das minhas ideias para as molduras, ficando a montagem ao meu cuidado e das minhas ferramentas de amador.

Quanto aos motivos, eram escolhidos por mim, na perspectiva não só da decoração mas da utilidade também.

Alguns acompanhavam com bases para copos, com o mesmo desenho do tabuleiro, em azulejo. Dos modelos que mostro, dois ainda não foram expostos ao público; estão a aguardar uma retrospectiva a fazer um dia destes, num local por onde ainda não tenha passado.

Eles AQUI estão;