quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Culinária - PATANISCAS





-- Li algures, ' que os animais pastam, os homens comem, mas só os homens de espírito sabem comer'.



Culinária - Esta é uma arte de que nunca irei abdicar,mesmo muito velhinho....,pois sei que vou lá chegar!?..
Temos que nos preparar para o tempo frio e é bom idealizar uma boa lareira,dois ou três amigos (valem mais poucos mas bons), um copo de bom tinto alentejano (aquele onde a bolsa possa chegar), e umas Pataniscas de Bacalhau, mesmo sem um Arroz de Grelos a acompanhar.
Prometido é devido. Não estava esquecido, mas ainda não tinha chegado o tempo indicado, pois ainda estou a preencher um 'iato' que muito me tem dado a volta à cabeça.
Mas isso já é assunto só meu, que me ajuda a inovar e acho que 'inovar é preciso'.
Tenham calma, não sejam impacientes , pois sei que vou estar debaixo de sábias críticas na 'escolinha', mas muito confiante da minha missão....
Como a conversa já vai longa, o arroz de grelos fica para outro' Post'.

Então cá vai:-
As pataniscas não se querem com um gosto acentuado a bacalhau. Para isso temos uma posta assada na brasa com batata a murro ou cozida com grão a acompanhar.
1 Posta de Bacalhau
1/2 Quilo (ou +) de batata( uso puré feito c/ água de cozer o Bacalhau).
3 ovos
2 a 3 colheres de maizena, (conforme a batata a usar)
Salsa picada a gosto
1/2 cebola pequena picadinha
Pimenta e sal Q.B.
Cozem-se as batatas sem pele, juntamente com o bacalhau. Reduz-se depois a batata a puré, e desfia-se o bacalhau já sem pele e sem espinhas.
Mistura-se a batata feita em puré com a farinha e os ovos e bate-se tudo muito bem, com uma colher de pau.
Mistura-se o bacalhau desfiado, a salsa e a cebola. Entra então a salsa e pimenta a gosto.
O azeite vai ao lume numa frigideira e, quando estiver bem quente, frita-se a confecção à colherada, sem fazer trabalhos manuais com a massa;
as colheradas saem esfarrapadas.
Tenho a cabeça a prémio, pois já apostei com duas amigas
que estas eram as melhores. (Eu já sei a receita delas!...)
Haja coragem para experimentar e não exijo convite para a prova.

5 comentários:

  1. Não sou de comer muito embora o meu estamago nada rejeite, o que quer dizer que tudo o que como me faz proveito daí ser para o rechonchuda.
    Sou porem apreciadora de uma comida bem feita, feita à maneira de antigamente em que a panela se colocava logo de manhã para a fornalha.
    Visualmente estas pataniscas estão de se lhe tirar o chapeu. Vou experimentar a receita já que as minhas são feitas não com batata mas com farinha.

    ResponderEliminar
  2. "estomago" estou sempre a bater na tecla errada.

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia essas qualidades culinárias, Fiquei com água na boca e espero um dia dar uma dentadinha, Um abraço do Joaquim Cosme

    ResponderEliminar
  4. Meu caro Andrade
    Também tenho o hábito de fazer incursões culinárias e até dizem que não me saio mal.
    Na verdade nunca tinha pensado nas pataniscas com puré de batata.
    Prometo que oportunamente irei experimentar e direi algo
    Um abraço do
    JMParente

    ResponderEliminar